6 de mai. de 2014

Aprenda Física com Applets

Bem vindos à página do Físlet -Física com applets (simulação por computador). Os Fislets são applets simples e flexíveis, produzidos em Java, criados para educação em Física. Você não precisa se tornar um especialista em Java para usar os Fislets. Cada applet é acompanhado de uma descrição e perguntas que ajudam a explorar a animação. Eles estão selecionados por tópicos, da Cinemática à Óptica. Bom proveito!

Resolvendo Problemas de Física com applets

A solução de problemas de física é um esforço lógico e criativo para o qual não há nenhuma receita definida. No entanto, há certas práticas que ajudam neste processo criativo para florescer. Em primeiro lugar, uma leitura cuidadosa do problema é necessário para compreender totalmente a questão colocada e que as informações dadas. Muitas vezes, é útil para registrar separadamente todas as informações dadas e exigidas; vários exemplos resolvidos neste estudo ilustram essa abordagem. Também é boa prática fazer um esboço do problema e visualizar a física envolvida. Uma imagem mental correta do problema leva-o a um longo caminho em direção a uma solução correta. Em seguida, trace a sua estratégia para a solução. Aqui, você basicamente resolve o problema logicamente antes de fazê-lo matematicamente. Para a solução matemática que você precisa identificar e resolver as equações da física adequada para a questão. Finalmente, você deve verificar e explorar o seu resultado para ter certeza que a resposta faz sentido no contexto do problema. Pratique exercícios, com e sem simulações, propostos neste texto.

Laboratório Virtual de Física (LVF)

Este blog contém também uma página, Lab, com várias simulações virtuais (applets) de física, especialmente selecionads para compelentar o aprendizado de Física. O conteúdo desta página ainda não está completo, mas ele será atualizado regularmente. Os links para os sites originais desses applets também são indcados na página. Roteiros de atividades dessas práticas encontram-se disponívies no site do Grupo FísicAnmada. Experimente!

Sites Relacionados:
Os links abaixo servem mais para citar as fontes deste blog do que propriamente para a maioria dos usuários, pois o material está em inglês.